A lapa política



Depois das eleições autárquicas resolvi falar sobre lapas. 

Mas porque razão resolvi falar sobre este molusco?

Onde é que um molusco entra na cena politica?

Esta estranha relação será facilmente compreendida quando  apresentar uma das definições que encontrei do "bicho"..."As lapas são uma espécie de moluscos que passam a sua vida adulta pegadas a um lugar determinado. Algumas aderem a uma rocha, outras a um molusco, a uma baleia, a um tubarão ou a um barco. Este último pode ser o lar de mais de 100 toneladas de lapas que têm que ser arrancadas da quilha porque, com o seu peso chegam a travar a velocidade da embarcação."

A variante de que quero falar tem características semelhantes à lapa comum só difere no habitat ou naquilo que utiliza para se pegar. 

Falo da "lapa política". Esta subespécie cola-se desde cedo a um partido político, a uma figura pública ou a uma instituição. São geralmente criaturas muito pouco abençoadas em termos de QI, mas que sobrevivem a tudo e, pela sua persistência, resiliência  e capacidade de adaptação e subserviência, lá continuam coladas até que vá caindo o "tacho", a promoção, a compensação económica, ou outro tipo de compensação. Em casos extremos por cansaço do hospedeiro ou dificuldade de se movimentar com o peso da lapa, chegam a cargos de importância, uma vez aí chegado o resultado está á vista, lá terão que contratar quem faça o seu trabalho, pois a única competência que os levou a alcançar tal cargo foi uma e somente ser uma "lapa política"...  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento