Respeitar a Idade

Toda a minha vida tive um carinho e respeito especial pelos idosos.
Não sei se pelo facto de apenas ter convivido apenas com a minha avó materna (poucos anos) e do avó paterno ter umas vagas lembranças e ideias (faleceu quando eu tinha apenas 4 anos), os outros dois faleceram antes de eu ter nascido, nem sequer os conheci.
Mesmo sem avós, na aldeia onde vivia idosos era o que não faltava, bastava deslocar-me à "tasca" dos meus tios, e era isso que eu fazia, foram bons tempos.... 
Desde tenra idade que convivi com esses idosos, os "reformados" da aldeia e de aldeias vizinhas. Todos os dias se juntavam para beber uns copos, petiscar e principalmente jogar as cartas e discutir.....sim discutir muito, sobre o passado, por causa das cartas, porque algum já via mal, porque outro ouvia mal, enfim falavam e discutiam sobre tudo e todos. 
Mas, e existem sempre mas....entre conversas e discussões falavam-mos das suas longas experiências de vida, contavam-nos historias e acima de tudo ensinavam-nos, sim ensinavam-nos muito e coisas muito importantes que ainda hoje utilizo no dia a dia, e partilho também com os meus filhos. Eram sobretudo homens de trabalho, de muito trabalho, com as mãos calejadas, alguns doentes e com bengalas, pouco letrados ou mesmo na sua maioria analfabetos, cujo legado não foi apenas ensinarem-me a jogar as cartas, foi muito mais que isso, ensinaram-me o que não aprendi na faculdade e que nenhum livro me pode ensinar. Falavam sobre a vida, sobre a sociedade e sobre a politica, e divertiram-nos ...divertiram-nos como ninguém. Ainda hoje sonho com a imagem daqueles senhores sentados no banco de pedra "o banco dos reformados", a jogar a discutir a contarem-nos historias, a cantar ao "desafio", a beber, hoje zangavam-se amanha estavam amigos, enfim a gozarem o que lhes faltava da vida de forma pacata e divertida.
Assim, este post tem dupla finalidade, a primeira homenagear aqueles SENHORES que fizeram parte da minha infância, para todos eles a minha homenagem sentida e de saudade, a outra finalidade é a de mostrar que existem idades para tudo e embora os respeite à limites que não se podem admitir mesmo a idosos, tudo isto para chegar a um senhor que mesmo sem identificar todos sabem de quem falo......
As famílias, os verdadeiros amigos e aqueles que querem bem aos idosos, devem preserva-los e apoia-los em todas as situações, e por favor se o Dr. tem amigos e familiares, comprem-lhe umas "mantinhas", ensinem o senhor a jogar as cartas ou xadrez, arranjem-lhe um grupo de amigos que o ajude a passar os dias mas tirem o senhor da politica, não o convidem para falar de politica e protejam a imagem que temos do seu passado, ( se é que tem algo de bom a preservar !?), ou então, os senhores do partido a que pertence marquem um congresso extraordinário e ponham-no novamente a presidente do partido e candidato a primeiro ministro.

Termino quase como comecei, enviando para um céu (ou onde quer que estejam os "velhinhos da Vitória") um abraço terno e de saudade daquele miúdo que guarda no coração tão belas recordações de infância, dos velhinhos e da tasca, sem de forma alguma me esquecer do dono da mesma o meu tio João (abraço especial para ele)....

Até sempre,   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento