Férias de primeira necessidade

Nas ultimas semanas, acho que ninguém terá ficado indiferente aos anúncios acerca de férias, a publicitar as ditas "Férias de primeira necessidade".
Se a ideia era de "ficar no ouvido", julgo que tiveram sucesso, pois não se fala noutra coisa. Entretanto, o facto de atribuir "primeira necessidade", a férias hummm.. se calhar não soa também, se tivermos em conta a crise em que vivemos!?, mesmo falando em viagens "low-cost", cheira sempre a extravagancia.


Quando falamos de "férias", como período de descanso que todo o trabalhador tem direito, depois de um ano de trabalho, julgo que podem ser consideradas nessa óptica como de "primeira necessidade", agora dizerem-me que férias para fora do país, ou férias que terão obrigatoriamente como requisitos o acesso a agências de viagens ou afins (não tendo eu nada contra estes, todos precisamos de viver), isso meus amigos é para quem pode...
Não tenho dúvidas que durante algum tempo, e com as facilidades concedidas pelos bancos, alguns portugueses com "carteira de pobre e barriga de rico", se endividavam para pagar as férias. Levados pela vaidade, por vezes só porque no meio onde estão inseridos e chique dizer por exemplo o "fui até lá abaixo" ou "dei um pulo lá baixo" , referindo-se os nortenhos ás férias no Algarve, outros que dizem não serem férias aquelas que não incluam uma entrada num avião, e mais...há ainda quem tenha vergonha de chegar ao emprego depois das férias sem ostentar um bom bronzeado....mais uma vez digo ISTO É PARA QUEM PODE !!
Na opinião deste escorpião, as férias mais que necessárias são imprescindíveis, o chamado "carregar de baterias" depois de 1 ano de trabalho, e não podem faltar. Quanto à forma como o fazemos está na consciência e na carteira de cada um, desde as simples férias em casa com a família e amigos até ao mais elaborado e luxuoso cruzeiro, desde que não sirvam para hipotecar o equilíbrio financeiro das famílias e do pais, façamos férias, elas são de primeira necessidade, mas tenhamos em atenção as interpretações que damos ao conceito "primeira necessidade". Se calhar comparar férias a "bens de primeira necessidade" como o pão o leite etc, não é bonito nem fica bem.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento