Ética/Caráter

Resumidamente podemos definir ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Pode ser confundida com as leis, mas está relacionada com o sentimento de justiça social.

O caráter por seu lado é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.

Oscar Wilde diz..." Chamamos ética ao conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão a olhar. Ao conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está a ver chamamos caráter.


Na nossa sociedade proliferam os chamados "duas caras". São aqueles que tentam dar uma imagem de perfeitos para a sociedade, transmitem a ideia de eticamente perfeitos, no entanto, são pessoas com caráter indefinido, são manipuladoras e esquivas, "atiram a pedra e escondem a mão", reagem da forma que lhes dá mais jeito conforme as situações, mascarando-se de "ovelha" quando são "lobos". 

Sou uma pessoa de fé, como tal, tenho a convicção que um dia lhes cairá a mascara e todos ficarão a conhecer o real caráter desta gente.

Até sempre !







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento