Degredo Total

Tenho-me contido, mas a minha paciência atingiu aquele ponto em que não cabe mais, transbordou e aqui estou a desabafar.

Começando pelo titulo e mais propriamente pela palavra "degredo", é a segunda vez que a utilizo, e para comentar o mesmo assunto, a "Casa dos Segredos" , "Big Brother", "Secret Story", os chamados "reality shows". 
Degredo, está no dicionário como "pena de desterro imposta por certos crimes",  "terra onde se cumpre o degredo", ou simplesmente "desterro/exílio" . Aquela gente que participa não é desterrado nem sequer vai para o exílio, são pessoas que sabem para onde vão, porque lá estão e o que devem fazer quando lá chegam. Por isso, não sinto pena dos participantes, à excepção de algum/a que eventualmente esteja sem emprego, passe por dificuldades e que veja a participação como forma de sustento, apenas estes terão a minha  complacência.

Quanto a quem promove, em concreto o canal ou canais promotores, desses apenas sinto desprezo, pois não olham a meios para alcançar o objectivo final que é as audiências. 
Criam-se cenários e propiciam-se situações que gerem conflitos, verbais e até físicos, incentivam-se os participantes a práticas sexuais na TV em direto, depois desculpam-se com golpes de moralidade, informando, alertando, e reclamando, queixando-se do resultado daquilo que promoveram e incentivaram vezes sem conta.

Mas não bastava não ver esse tipo de programas para tudo ficar bem?

Não...  e não vejo, mas estou farto de ver 1ªs páginas de jornais com noticias sobre o assunto, farto de nas redes sociais só porque seguimos certos meios de informação com o intuito de sermos informados do que se passa no mundo, sermos bombardeados com noticias dessa gente. 
Farto que no nosso dia-a-dia e até nas escolas dos nossos filhos sejamos importunados por esses "hipotéticos artistas" e seus familiares, alguns chamam-nos ignorantes por não conhecer-mos tais figuras...não faz mal, este tipo de ignorância é saudável e desejável.

No meu caso, e no de muitos portugueses infelizmente o "degredo" esta-nos  a ser imposto, por isso, estamos no direito de reagir e reclamar.

Já agora algumas sugestões para a esses canais.... deixem de tentar mascarar os ditos programas de "sérios", de parecer o que não são, pois o que pretendem está bem implícito.
De uma vez por todas basta de "atirar pedras e esconder a mão" se é sexo e violência que querem nos vossos programas, adquiram licenças e depois promovam sessões de sexo ao vivo, lutas de rua, lutas na lama, etc,  já agora formações e concursos de "azeiteirici", depois, podem aproveitar e em vez do ..."ligue, ligue" podem promover apostas, onde o espetador escolhe o vencedor da luta, maior "azeiteiro/a", o/a que aguenta ..... mais por dia, etc ...

Faço-o e escrevo-o por mim, mas ficava melhor se em Portugal existissem mais pessoas com as mesmas ideias...como dizia Fernando Pessoa, " Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".

Até sempre,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento