Amizade ou doença ?

Confúcio dizia ..."Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."

Em Portugal assistimos a provas de amizade verdadeiramente doentias. 

Concordo plenamente que em circunstância alguma devemos abandonar ou desprezar os amigos, mas quando os amigos erram ou se "portam mal"?? contem com a minha amizade, mas não que os defenda ou que tente distorcer a realidade só para os proteger.

No caso que falo em particular não são amigos quais-queres, são amigos que se presenteiam e trocam entre eles milhões de euros, mansões etc, por isso se calhar entendo a dimensão desta amizade, e o que se possa fazer por ela.

Já na outra perspectiva, na do zé-povinho, do conterrâneo, do colega de partido ou camarada, aí a coisa muda de figura, continua a ser aceitável, espectável e desejável, que se visite, se apoie e que nunca se despreze o amigo, com contenção, sem dizer e fazer disparates ou expor ao ridículo.

Tenho muito orgulho na minha terra, dos meus conterrâneos e de todos os que comigo partilham e comungam de ideias ou projetos, no entanto fica aqui o aviso....portem-se bem, não façam "asneiras" porque da minha parte podem contar apenas com o apoio moral, as visitas e eventualmente ajuda, ajuda essa que não passará certamente por dizer disparates, concordar com o que fizeram, ou mesmo achar normal e correto o que fizeram so porque são meus amigos....é verdade...e no fundo, bem no fundo sentirei vergonha e não orgulho..

Até sempre,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento