Equidade onde estás?

Lê-se na Wikipédia..... "Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça e igualdade. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes". Transpondo então o termo para a área dos sacrifícios a que alguns Portugueses estão a ser sujeitos todos os dias, a mesma não está nem de longe nem de perto a ser aplicada em Portugal.
Se juntarmos ao conceito de equidade um dos princípios básicos da social-democracia que diz mais ou menos isto : "A Social-Democracia aposta numa politica centrada em reformas sociais caracterizadas por uma grande preocupação com as pessoas mais carentes e desprotegidas e uma distribuição mais equitativa da riqueza gerada."  
Pelos vistos as pessoas esquecem-se com facilidade do que apregoam e o que defendem....para mim, esta foi a gota de água que fez transbordar o copo, como não sou de "greves" ou outras formas de protesto que levem a aumentar os prejuízos, das empresas e do país, aqui estou no meu blog a partilhar a minha indignação com as recentes medidas apresentadas pelo nosso primeiro ministro.
Não esqueço, não posso esquecer e também não posso deixar de lembrar aos outros vezes sem conta que estamos nesta situação de miséria, por incompetência, prepotência, falta de responsabilidade (entre outras coisas) do anterior governo (por isso esses senhores não têm legitimidade para criticar) . Mas, contrariamente a grande parte das pessoas sei separar o trigo do joio, da mesma forma que não tive duvidas em manifestar a minha esperança/apoio neste governo para resolver o problema da pesada herança que receberam, aqui e agora também manifesto a minha desilusão e descontentamento.
Nunca tive duvidas quanto ao facto de serem necessários sacrifícios, e embora custe, estava disposto a passar por eles, e até se calhar aguentava-os como um mal necessário, desde que a tal "equidade de sacrifícios" se verificasse, o que para minha pena não se tem verificado e pelos vistos não se irá verificar pelo menos em 2013. À mentira de que os privados serão penalizados com menos 1 salário ( é mentira fiz as contas e no meu caso será mais que isso..), junta-se o facto das "desgraçadas" das famílias terem ficado a saber que teriam de contribuir com mais 7% para a segurança social (um aumento de 60%), quanto aos outros, aos mesmos de sempre, continuam as promessas de aumento não concretizadas, ficou por saber:
- Quanto vão pagar as gasolineiras?, as empresas de electricidade? os bancos?os lucros com operações financeiras?
- Quando se vão negociar os acordos ruinosos com os bancos, as construtoras e os consultores, responsáveis pela construção daquelas estradas que ninguém usa?
- Quanto vamos pagar mais com a revisão dos escalões de IRS?
- Qual o valor dos cortes nas Parcerias Publico Privadas? e não fundações?
- Para quando um tecto máximo nas reformas ?
- Qual o aumento das contribuições dos profissionais liberais?
- Onde está  a equidade quando aqueles que ilegalmente tinham dinheiros no exterior vieram comprar uma amnistia, mas os capitais permaneceram no exterior?
- Quando e que os milhões que foram entregues aos bancos serão injectados efectivamente na economia,  e distribuídos através do tão desejado crédito que as empresas necessitam como do pão para a boca?
Será que ao transferir dinheiro dos trabalhadores para as empresas se vai criar empregos? vai gerar riqueza?  - Duvido que crie emprego, mais acredito que fomente mais miséria e consequentemente torne mais débeis as empresas que não tendo a quem vender, nem com taxas segurança social a 0% vão sobreviver, muito menos empregar. Vamos ter mais do mesmo, quem tem lucro de milhões e não é tributado vai continuar a engordar...
Muito mais haverá para dizer e escrever mas para já fico por aqui, e pergunto:
 Onde está a equidade de sacrifícios ? 
 Onde se aplicam as teorias que caracterizam a social democracia?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento