O dever de votar...

Neste blogue semi-adormecido, dada a proximidade de um momento tão importante para Portugal e para os Portugueses, não me sentiria muito bem comigo próprio se não partilha-se com a "blogosfera" algumas ideias acerca destas legislativas 2011.

Começando por justificar a minha ausência, o motivo não se deve à falta de vontade de escrever ou à falta de temas para comentar, deve-se sim, e digo-o com satisfação ao excesso de afazeres pessoais mas sobretudo profissionais. Satisfação porque infelizmente uma grande parte dos portugueses, desempregados ou com trabalhos precários ou horários reduzidos não se podem queixar desta enorme dádiva dos tempos que correm que é ter "trabalho" ou em linguagem mais corrente " ter muito que fazer".
Passando para as eleições e para o dever de votar, não posso deixar de lembrar que durante muitos anos em Portugal, e actualmente ainda em alguns países o voto não é livre e as pessoas não têm a possibilidade de escolher os seus representantes ou quem gerir os destinos do país, por isso se temos esse direito, deveremos exerce-lo procurando, depois de minimamente esclarecidos escolher um partido, um conjunto de ideias, uma pessoa ou um projecto, que, em consciência nos pareça o indicado a situação em que nos encontramos.
Os partidos políticos não podem ser vistos como os clubes de futebol, aos quais pertencemos sem trocar.  Na politica devemos estar sempre atentos, pois temos assistidos ao longo da historia a ver bons lideres e pessoas válidas em partidos mais fracos e o contrário maus lideres em bons partidos. Por isso no momento exacto, na conjuntura em questão e para o desafio que estiver pela frente devemos escolher o melhor ou os melhores para nos representarem. No momento actual e não escondendo a minha clara e assumida posição de apoio ao PSD, não posso porém deixar de incentivar ao voto, ao voto consciente, ao voto ponderado e sobretudo ao voto sem interesses ou "pagamento de favores". Como toda a gente sabe o voto é secreto, e mesmo para aquelas pessoas que tal como eu não têm a coragem de assumir e apoiar publicamente em quem vão votar, não se esqueçam que quando estiverem a exercer o  seu direito de voto, aqueles por quem não se assumiram ou até mesmo aqueles por quem se assumiram "forçados" não estarão lá  para ver.....por isso nesse momento que é tão nosso, pensem por favor sem "partidarismos" ou "clubismos políticos  em duas ou três ideias, e façam estas perguntas a vocês mesmos: "Quem nos levou para este abismo?", "Quem nos poderá tirar deste buraco?", "Qual dos lideres terá maior credibilidade ou incutirá mais respeito a nível internacional para negociar em nome do país?". Tenho a certeza que depois de respondidas estas simples perguntas será mais fácil o voto..... aja coragem para assumir e arriscar uma posição, para que no dia a seguir ás eleições possamos dizer em consciência,  ganhou porque o escolhi, ou então ganhou contra a minha vontade, mas mesmo assim manifestei a minha opinião. O pior que se pode ouvir dizer são os lamentos daqueles que ficam em casa, deixam escolher por eles e depois criticam tudo e todos.

Até sempre...
  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento