Sociedade decadente...

No anterior post tentei de certa forma elevar a moral dos portugueses, através da indicação de um livro, que conta grandes feitos históricos dos portugueses, nesse livro "Homens, Espadas e Tomates", o autor não se cansa de afirmar que somos descendentes de heróis, o que somos hoje tem influencias dos nossos antepassados, e tenta ainda espicaçar o nosso espírito aventureiro, destemido, e arrojado para enfrentar obstáculos à primeira vista intransponíveis, tal como fizeram os nossos antepassados. 
Não tenho qualquer duvida que neste pequeno cantinho existe "massa cinzenta" capaz de dar a volta ao actual estado em que nos encontramos, contudo não será fácil. Da mesma forma que herdamos o bom, herdamos também um pouco da promiscuidade, e da forma leviana como nos comportamos nos períodos dos descobrimentos e  pós-descobrimentos. Em resumo, acho que continuamos a não saber aproveitar/poupar em tempo de "vacas gordas" para depois ter em períodos de crise. 
Católico convicto, mas também um curioso no que se refere ás outras religiões, e aos fundamentos científicos que tentam explicar/confirmar a existência de DEUS, também aqui sinto que Portugal está em decadência. No que se refere à fé cristã, a ausência da aplicação dos valores que a Igreja defende, aliada à fraca capacidade de interpretação do que está escrito, leva alguns católicos a "fingirem" perante a sociedade a sua fé e a trocarem acções que deveriam ser espontâneas e sinceras, por verdadeiras fantochadas e representações artísticas daquilo que deveria ser feito com alma. Concretizando, de que vale ir à Igreja (para ser visto) se não cumprimento o vizinho do lado !? Se não falo com o meu irmão/irmã/familiar ?!. Quanto ao luto e aos funerais, aqui mais uma vez impera o agrado à sociedade em detrimento do sentimento pelo falecido. As pessoas vão ao funeral e tentam ser vistas pelo maior numero possível de pessoas para ficar bem perante a sociedade esquecendo-se de rezar pelo defunto que é o mais importante na nossa religião. Por vezes existem familiares que apenas usam o "luto" para que o vejam, chegando ao ridículo de cumprir escrupulosamente os dias de luto, que termina à meia-noite do ultimo dia do prazo.. Mas afinal o luto não deveria ser interior? Não deveria ser sentido, em vez de demonstrado pela cor das roupas??
Os empresários frequentadores da Igreja e até mesmo instituições ligadas à mesma, que martirizam/escravizam os funcionários, os funcionários católicos que não ajudam os seus empregadores..
Não sirvo de exemplo, não sou de forma alguma um praticante inteiramente digno da minha religião, nem quero com este texto julgar ninguém.... sou apenas um cidadão que acredita na religião, em Deus e nos seus ensinamentos. 
Porque é que acham que falei aqui na religião ?? Pura e simplesmente porque na minha busca incessante pela receita para sair da crise vejo nas religiões mais um ingrediente a juntar. No entanto tenho pena (na parte que me toca) que as pessoas se comportem tão mal, de forma tão falsa, deturpando o que lêem e o que ouvem, com fanatismos e interpretações a seu belo prazer, que apenas contribuem para a decadência da nossa sociedade e consequente contributo negativo para a economia e finanças. Passando-se tudo isto de um modo geral em todas as religiões.
Hoje um escorpião mais virado para a religião, deixo o meu ...Até Sempre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento