Depois das férias...

Bem.!! Depois das férias, muito haveria para contar e partilhar mas, existe uma enorme preguiça para o fazer... 
Nestas férias de "primeira necessidade", tentei colocar a leitura em dia. Feliz com as escolhas feitas, não querendo de longe nem de perto imitar o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, não posso no entanto deixar de destacar o livro "HOMENS, ESPADAS E TOMATES" de Rainer Daehnhardt
Em 2003 tive o enorme prazer de assistir a uma palestra proferida pelo Professor Rainer Daehnhardt, onde foi notório o seu conhecimento profundo da historia e das armas utilizadas. A forma fervorosa do seu discurso, deixa transparecer a sua paixão por Portugal e pela sua historia, contagiando quem está em seu redor. Assim, e quase 7 anos depois finalmente adquiri o livro, deixando aqui o resumo e a bibliografia do autor extraídos do site http://www.zefiro.pt/ editores do livro em questão.




FEITOS HERÓICOS DOS PORTUGUESES NOS DESCOBRIMENTOS
As suas Armas e as dos seus Adversários
A História de Portugal encontra-se repleta de actos de bravura e heroísmo que são demonstrados em situações que desafiam a lógica. O que tornou isso possível e com que armas se confrontou um tão escasso número de portugueses contra exércitos substancialmente superiores?
O estudo comparativo do armamento utilizado esclarece as razões pelas quais foram assumidos certos riscos. Porém, a superioridade das armas lusas não explica tudo. Sem dúvida que a razão principal reside na coragem, qualidade, fé e convicção dos homens que defendiam as suas vidas, bem como a sua lusa identidade.
UMA OBRA QUE NARRA MUITOS CASOS EXTRAORDINÁRIOS DE CORAGEM E HEROÍSMO DOS PORTUGUESES E DÁ A CONHECER AS ARMAS DE AMBOS OS LADOS COMBATENTES
«Não houve outra nação a par da portuguesa que, com tão poucos homens, tivesse escrito páginas tão significativas na História da Humanidade.»
Alguns Feitos Históricos Surpreendentes Relatados Neste Livro:
• 600 portugueses defenderam a fortaleza de Diu num cerco de vários meses contra 70 galés turcas e um exército de terra de 23.000 homens. Após a perda de milhares de homens os turcos desistiram, considerando os portugueses invencíveis. No final do confronto restavam apenas 40 guerreiros portugueses capazes de lutar.
• Um piloto português veio da Índia para Portugal num pequeno barco a remos com uma só vela, tendo o Rei D. João III mandado queimar a minúscula embarcação para não constar que uma viagem destas fosse possível.
• Um português desafiou sozinho um exército turco de milhares de guerreiros para recuperar um capacete perdido que lhe tinha
sido emprestado.
• Cinco portugueses tomaram uma galé turca de 150 guerreiros.
• Dois portugueses defenderam um baluarte em ruínas contra 700 turcos, impedindo a sua tomada.
• 120 portugueses conquistaram uma fortaleza defendida por um exército de 50.000 guerreiros.

Rainer Daehnhardt é um reconhecido pesquisador, nascido a 7 de Dezembro de 1941 e é descendente de uma família de diplomatas e militares alemães radicados em Portugal desde 1706. Estudou na Alemanha e em Portugal, especializando-se no “estudo da evolução do Homem através da arma e sua utilização”. Presidente da Sociedade Portuguesa de Armas Antigas – Portuguese Academy of Antique Arms – desde 1972, representa Portugal em congressos internacionais. É membro da Rowland Society, da Gesellschaft für Historische Waffen und Kostümkunde de Berlim e da Arms and Armour Society de Londres. É membro honorário da ASAC (American Society of Arms Collectors), entidade máxima americana do género que em 25 anos de existência elegeu o autor como 3º membro honorário estrangeiro. Participou em dezenas de congressos internacionais de historiadores de armas antigas. Foi convidado por entidades governamentais norte-americanas para fazer uma série de conferências sobre a evolução da armaria, em diversos estados americanos, tendo discursado por exemplo noSmithsonian Institute de Washington, no Metropolitan Museum, Harvard, Nova Iorque e no Arizona Historical Society, Texas e Califórnia. É autor de dezenas de livros e centenas de artigos, na sua maioria ligados à armaria antiga, à História de Portugal ou à sua preocupação com a evolução da Humanidade. Na Zéfiro publicou as obras Portugal Cristianíssimo – A Missão Templária nos Descobrimentos e foi co-autor de O Perdão dos TempláriosPortugal – A Missão que Falta CumprirSegredos da Descoberta da Austrália pelos Portugueses e Codex Templi.


Depois da apresentação do livro e do seu autor cabe-me então explicar o porquê desta sugestão de leitura?! Estando Portugal e os portugueses num estado tal de desanimo e falta de esperança no futuro, nada melhor que o tónico para quem sabe?? através da leitura de enormes feitos heróicos, perpetrados por portugueses,relatados de forma tão efusiva, possam contribuir par o levantar da moral de Portugal e dos portugueses.
Terminando, e uma vez mais procurando a cura para esta crise interminável, volto a encontrar aqui mais uma receita, vejamos, precisamos de HOMENS (sérios, honestos, capazes,desinteressados, etc..),ESPADAS (meios para combater a crise, instrumentos de ajuda, projectos, soluções, etc...) TOMATES (coragem, espírito de sacrifício, vontade, etc....).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento