Está na hora de aniquilar o POLVO

Cavaco Silva em 2000 apareceu com o chamado "monstro" agora e dada a complexidade das ramificações, apareceu o  "Polvo".
 Mas afinal de que se tratam ?

No primeiro caso, o nosso agora Presidente da Republica, referia-se ao sector publico e à sua contribuição para o desequilíbrio orçamental português.
Mais recentemente surgiu o "Polvo" este mais ligado aos negócios perpetrados pelos políticos e respectivos "amigos".
No meu entender (leigo em matéria de economia/finanças), a ligação entre estes dois factores continua a ser a maior, e a principal causa para a situação económico-financeira do país. No meu último post referia-me "aqueles que se sentam com os políticos" como alvos a abater nesta nova politica orçamental, de contenção e redução de despesas. Sem quaisquer dados ou valores concretos, não tenho, e julgo que nenhum português terá duvidas que se terminassem com uma série de regalias supérfluas a que têm direito alguns funcionários públicos e gestores de empresas com participações do estado, a curto prazo, o contributo seria bem maior que a decapitação financeira que está a ser feita aos pequenos contribuintes e aos portugueses com menores recursos financeiros. Quando falava no anterior post em "proporcionalidade de sacrifícios" além dos exemplos então apresentados, queria referir-me a enorme injustiça que irá ser praticada ás pessoas com salários mais baixos.....é completamente diferente o pagamento de mais 1 % para quem ganha 700€/Mês de 1,5 % para quem ganha 3 ou 4 mil ! 
Onde está aqui a "proporcionalidade dos sacrifícios"?? 
Não seria mais justo "poupar" os que ganham menos e aumentar um pouco mais aos impostos daqueles que ganham 10 ou 20 vezes mais que um simples trabalhador?
Se efectivamente existe coragem e vontade politica para "arrumar a casa" de uma vez por todas e terminar com esta politica de devaneios, será que não faria sentido o que de seguida vou sugerir!?
- O governo pode e deve começar por cortar as segundas e terceiras reformas chorudas que auferem alguns senhores...
- Estabelecer um tecto máximo aceitável para as reformas de detentores de cargos públicos/funcionários do estado..
- Cortar com as regalias excessivas dos administradores/gestores!!  é inadmissível que portugal surja no top dos países onde os gestores ganham mais que qualquer outro país na Europa ou mesmo no mundo..
- Visitem o link http://dre.pt/pdf1sdip/2010/02/02800/0036700376.pdf e façam as contas...191.405.356,61€ em encargos directos e indirectos, isso dá em termos médios por cada deputado, um custo por ano de cerca de 700.000 Euros ou 60.000/mês, é muito para um país que se encontra de "tanga"...
- Por fim, esses senhores que sejam humildes, afinal quem governou mais anos no pós-25 de Abril?? Lembro que nos últimos 30 anos 15 são de governação PS, sendo que nos últimos 15 anos o PS governou 12...afinal os Portugueses merecem ou não um pedido de desculpas destes senhores??
Quem nos ajudou a mergulhar nesta crise?
Aja humildade e acima de tudo coragem para admitir os erros, só assim se podem ultrapassar as dificuldades..

Até sempre,

Carlos Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento