Uma questão de Credibilidade

A Internet e mais concretamente a blogosfera, é sem duvida uma forma revolucionária de cidadãos como eu (escorpião ou não), terem ao seu dispor meios que possibilitam de forma rápida e abrangente, expressar os seus sentimentos, ideias e opiniões para a sociedade e para o mundo em geral. Assim, julgo que hoje em dia, e no actual panorama nacional, não deve existir nenhum cidadão que se sinta bem com o rumo do nosso país, e com a nossa economia. Hipocrisias à parte, julgo que mesmo os simpatizantes do partido socialista, não se devem sentir confortáveis com as trapalhadas em que toda essa "malta" anda metida (não quero dizer com isto que nos outros partidos elas não existam).
Este país e grande parte das nossas empresas, são neste momento o resultado da "sementeira" efectuada ao longo de muitos anos. Concretizando, durante muitos anos, em períodos de sementeira (eleições e recrutamentos de pessoal nas empresas), juntamente com a "semente", foram lançadas à terra "ervas daninhas". Essas "ervas" como toda a gente sabe espalham-se com facilidade, ajudando assim à crise, que mesmo sendo global, sentiu-se e continua a sentir-se com mais intensidade no nosso país e nas nossas empresas. Foram muitos anos a colocar pessoas em cargos de administradores/gestores de empresas públicas sem curriculum e sem qualquer prova dada de valor para assumir tais responsabilidades. Foram deputados a mais que foram para o parlamento só porque "lamberam as botas certas". Foram demasiados recrutamentos irresponsáveis nas empresas onde o único critério necessário para o cargo era o factor "C". Estas ervas daninhas proliferaram na politica e proliferaram nas empresas sem que lhes fosse aplicado o respectivo "herbicida". O resultado está á vista de todos, este estado caótico em que se encontra o país e grande parte das empresas portuguesas.  Mesmo assim, fico ainda mais chocado quando vejo que estas pessoas não aprendem com os erros...., continuem os políticos corruptos a passarem de deputados para administradores e vice-versa. Nas empresas, e com todos estes maus exemplos, continuam a existir organizações a tentarem "salvar-se" da crise apenas com o recrutamento de "amigos/as", continuando assim este ciclo vicioso de disseminação de "ervas daninhas" na politica e nas empresas.
Pelo que escrevi, julgo ter dado a entender porque escolhi aquele titulo para o post. Não será difícil chegar ao mesmo, porque no final mesmo, aliado ao factor incompetência temos uma questão crucial que se chama credibilidade. Os políticos não têm credibilidade para gerir o país e a ditas empresas não têm credibilidade  suficiente que lhes permita imporem-se perante a sociedade e perante o mundo empresarial, pois falta-lhes não só dinheiro mas acima de tudo "crédito" perante terceiros. Mais do que possuir bens ou dinheiro é sem duvida nenhuma importante ter credibilidade, ter "palavra", inspirar confiança, e acima de tudo ser visto como uma pessoa/organização fiável, gerida por pessoas fiáveis e sérias, não por um qualquer "malabarista" ou  "estratega". 
Quanto à politica acumulam-se os casos duvidosos, e acho lamentável que se tente abafar situações tão claras como a água. É para mim inconcebível que se tente fazer dos portugueses uns ignorantes ou uns coitados que engolem tudo que se lhes dá. Na politica como nas empresas é hora de acabar de vez com essas "ervas daninhas" , as "sementes" devem ser escolhidas não só pela sua pureza mas também porque já têm provas dadas quanto à sua capacidade de "germinação" .
Hoje mais "agricultor" que nunca, deixo mais um desabafo, e mais uma partilha de ideias...

Até sempre,

Carlos Santos









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento