"Lambe-Botas" e "Carneirinhos" do século XXI

Confesso que é minha vontade um dia destes escrever aqui uma mensagem alegre, de esperança, um tema agradável, mas, para já não encontro ensejo para tal. A conjuntura do país, e principalmente os meios onde me encontro inserido não me dão azo para isso.
Pegando no titulo propriamente dito, reza a historia que desde a origem do homem sempre existiram "lambe-botas", "carneirinhos" e afins. Quem não se recorda das intrigas existentes na cultura romana, os "complôs" arquitectados pelos senadores. Na cultura portuguesa e mundial na baixa idade média assistiu-se à chamada "Ascensão da Burguesia" , que em alguns casos através da técnica do "lamber-botas" e com as riquezas que possuíam, os burgueses conseguiam atingir aquele status ou posição que pretendiam.
Muito bem.... no século XXI as técnicas são as mesmas, embora mais actuais e de certa forma mais elaboradas, visam essencialmente as mesmas coisas que à séculos atrás, ou seja, o status, bons empregos, projecção social/politica, etc.
Hoje em dia existe muita "boa gente" que gosta de se juntar a quem aparentemente está na "mó-de-cima" (prometo não falar dos políticos), através de técnicas de "escovanço" ou de "colagem", tentam assim obter benefícios em seu proveito, deixando de parte as suas opiniões pessoais, a sua personalidade e as suas ideias, comportando-se como autentico rebanho de carneiros, ovelhas ou outros que tais, todos direitinhos, todos no mesmo sentido e todos juntinhos. Na sua caminhada esses "carneirinhos" cegos, sem qualquer tipo de sentido de orientação, não têm qualquer escrúpulo ou pudor em pisar seja quem for (na figura uma cabra), muitas vezes traindo a confiança de colegas e amigos. A vergonha, essa também já não existe, esses "carneirinhos"/"lambe-botas" não se escondem de cenas tristes e lamentáveis à vista de todos, só para que as "figuras" ou "figurões" que seguem os vejam e os escolham para os seus rebanhos. É lamentável e repugnante assistir a tudo isto!!
Existe muito "boa gente" que confunde, abraçar causas, ser solidário, apoiar alguém com convicção, com lamber-botas, escovar ou engraxar,etc....
É claro e evidente que com a crise em que vivemos somos obrigados a "engolir muitos sapos", principalmente quando estão em causa os nossos meios de subsistência, contudo, não pode servir de desculpa, muito menos deveremos abdicar dos nossos princípios e personalidade própria em prol de uma hipotética boa imagem que apenas irá agradar aos "tais" a quem os "lambedores" prestam serventia.

Humm.....se calhar com isto ainda vou ter menos visitas no blog?!?
Claro que não, ainda existem muitas pessoas em Portugal que entendem o que aqui foi dito, mas que não são assim. Os meus verdadeiros amigos e aqueles com quem me relaciono de forma livre e espontânea (retirando claro os contactos por obrigação), não são de certeza assim, caso contrário não "serviriam" para amigos.

Até sempre...

Carlos Santos

P.S. Por falar em "prol" .....isto a algumas pessoas vai trazer recordações!?
E já gora o video dos Tara Perdida sobre o tema :

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento