Basta de "Pequenês"

Isto dos blogues começa mesmo a ser um vicio...quanto mais se escreve, mais vontade se tem de escrever. A actual conjuntura económica portuguesa, aliada ao sentimento de revolta que sinto contra o "famigerado" "Acordo Ortográfico" serviram de rastilho para o que de seguida irei escrever.


Acho inadmissível/incomportável a forma como Portugal nos últimos tempos tem sido condicionada em todas as suas vertentes, principalmente na económica e na cultural, e é disso a que me proponho falar. O ataque cerrado por parte dos especialistas ou "pseudo-especialistas" ás questões económico-financeiras do país, cada vez mais vêm dar razão aqueles que continuam a defender a protecção da autonomia dos países mais pequenos(que o digam os Gregos). Sem querer "armar-me" em especialista, o que é certo e que bastou dois ou três senhores virem a publico dizer que a economia/finanças portuguesas são vulneráveis para que se instalasse a confusão e pior que isso de imediato "tratassem" de aumentar a nossa divida publica. Portugal tem mais séculos de historia, é mais rico culturalmente, e ainda mais agradável que qualquer um dos países desses senhores, que insistem em remeter-nos cada vez mais ao nosso cantinho e à nossa pequenês em termos demográficos. As respostas finalmente começaram a surgir, está na hora de voltar a mostrar ao mundo quem é Portugal e os Portugueses. As primeiras respostas enviadas pelo Presidente da Republica foram bem vindas, e sem duvida o passo dado hoje dia 28-04-2010 pelos presidentes dos dois maiores partidos portugueses, é para mim um sinal claro de "união em torno da causa", espero e desejo que esse entendimento seja efectivamente sério e responsável, contribuindo assim para a desejada saída da crise em que nos encontramos. 
Quanto ao "acordo ortográfico" ....da mesma forma que não admito que venham troçar/mandar na nossa economia, não consinto que tentem manipular ou atentar contra a nossa cultura. A língua Portuguesa, teve origem em Portugal, foi a partir de Portugal e dos Portugueses que se espalhou no mundo, por isso, se não gostam ou se não serve, tratem de criar novas línguas ou dialectos!! o que quiserem, mas por amor de Deus deixem o Português de Portugal tal como está.

Para terminar deixo aqui algumas referências importantes, a unidade, a coesão e sem dúvida alguma a humildade, no país, nas empresas, na sociedade em geral, são por demais importantes para ser esquecidas. Deixou de fazer sentido a existência dos "xicos espertos" ou dos "senhores da verdade absoluta" , se queremos salvar o nosso país e as nossas empresas teremos que deixar de lado as cores, o orgulho e o autoritarismo, juntos e unidos cada qual contribuindo como pode, tornará grande o país, as empresas e as organizações.

Até sempre,

Carlos Santos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento