Lenda do Sapo e do Escorpião

O Sapo e o Escorpião

Continuando na minha nova onda, desta vez as lendas que envolvem escorpiões, vou contar aqui uma das versões que circulam acerca da "Lenda do Sapo e do Escorpião", no fim tal como fiz no meu ultimo post, vou fazer um pequeno comentário/reflexão acerca das ilações a tirar com estas lendas que são para mim, verdadeiras lições de vida em sociedade, senão vejamos: 




"Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá. O Sapo muito desconfiado, ainda disse:
Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.
O Escorpião
com muita lábia, disse ao Sapo: Não temas "amigo" Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim...
O Sapo pensou... pensou...e viu que até tinha uma certa lógica. Então resolveu ajuda-lo.
Porém, no meio da travessia, o Escorpião picou o Sapo que agonizante e sem acreditar virou-se e disse:
Então Escorpião, tu prometes-te que não me irias picar...! Agora ambos vamos morrer afogados!
O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:
Desculpa lá ó Sapo...Mas esta é a minha Natureza."

Moral da História : Mais do que um cuidado redobrado acerca de em quem confiar, devemos estar atentos a pessoas de natureza duvidosa, ou acabaremos como o Sapo da Lenda que foi enganado e traído, por aquele em quem confiou. Por outro lado as pessoas que têm a "Natureza" deste Escorpião, muitas vezes acabam  a provar do próprio veneno.

Agora (defendendo a "minha dama"), as pessoas do signo escorpião nada têm a ver com o escorpião bicho.....tal como escrevi no meu 1º post os escorpiões(signo), são amigos dos seus amigos e acima de tudo fieis...apenas "picam" no caso de serem traídos ou maltratados... nestes casos podem ser verdadeiramente terríveis...

Até sempre,

Carlos Santos

Comentários

  1. eu conheci esssa lenda hoje na escola
    e fui procurar uma história dela soque mais completa e achei 2 uma aki e outra em otro site
    mas muito legal ai e u fui procurando lendas de escopião achei varia legais

    ResponderEliminar
  2. exatamente assim sou escorpiana e assim q sou.

    ResponderEliminar
  3. Em verdade, podemos interpretar a fábula de outra perspectiva.
    Ainda que existam pessoas similares a escorpiões, há aquelas como o sapo da fábula, que acreditam no próximo e lhe oportuniza chance.
    A ingratidão, contudo, existe, mas o que seria do ser humano se não fosse a generosidade do sapo?
    Rodrigo Alves da Silva - rasguedes@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente perspectiva. Temer a Deus é o princípio da sabedoria. Apartar-se o mal, a inteligência, diz o provérbio bíblico.

      Eliminar
  4. O homem, por si mesmo, não pode mudar a sua natureza que se tornou má por haver sido corrompida pelo pecado. ("vós que sois maus...Mateus 7:11). O homem, como o escorpião, luta contra a sua natureza, mas às vezes não consegue, mesmo que ele sucumba junto com o "sapo".
    Somente Deus pode conceder ao homem uma transformação para que ele supere a sua natureza (má) e, assim, refleta a luz de Cristo, por meio de boas ações, de amor, de mansidão etc.
    Abner (abb.vieira@gmail.com)

    ResponderEliminar
  5. Lenda citada na série Teen Wolf 👌

    ResponderEliminar
  6. Há pessoas com um instinto de destruição tão forte que o que vale é competirem e ganharem, não importa as consequências. Morrem com o sabor da vitória sobre o outro, até mesmo sobre quem lhe faz o bem. Matei!

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas com um instinto de destruição tão forte que o que vale é competirem e ganharem, não importa as consequências. Morrem com o sabor da vitória sobre o outro, até mesmo sobre quem lhe faz o bem. Matei!

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito que esse negocio do "provar do proprio veneno" que você colocou na moral esteja meio errado pois ele(escorpaio) estava ciente de que isso aconteceria com ele mas e da propria natureza picar mesmo que isto custe sua Vida

    ResponderEliminar
  9. Chegou 2020 e eu aqui pensando nesse governo ridículo, cujo presidente lunático afunda-se e quer levar consigo a sociedade brasileira.

    ResponderEliminar
  10. Eu vi essa história na série teen wolf, gostei muito

    ResponderEliminar
  11. Eu penso que se a minha natureza é boa, é isso que conta. Já se a da outra é a do escorpião, o problema é dela. O que importa, é a minha natureza. Ela vai responder pelos atos da sua natureza!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento