sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010

Lenda do Sapo e do Escorpião

O Sapo e o Escorpião

Continuando na minha nova onda, desta vez as lendas que envolvem escorpiões, vou contar aqui uma das versões que circulam acerca da "Lenda do Sapo e do Escorpião", no fim tal como fiz no meu ultimo post, vou fazer um pequeno comentário/reflexão acerca das ilações a tirar com estas lendas que são para mim, verdadeiras lições de vida em sociedade, senão vejamos: 




"Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá. O Sapo muito desconfiado, ainda disse:
Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.
O Escorpião
com muita lábia, disse ao Sapo: Não temas "amigo" Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim...
O Sapo pensou... pensou...e viu que até tinha uma certa lógica. Então resolveu ajuda-lo.
Porém, no meio da travessia, o Escorpião picou o Sapo que agonizante e sem acreditar virou-se e disse:
Então Escorpião, tu prometes-te que não me irias picar...! Agora ambos vamos morrer afogados!
O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:
Desculpa lá ó Sapo...Mas esta é a minha Natureza."

Moral da História : Mais do que um cuidado redobrado acerca de em quem confiar, devemos estar atentos a pessoas de natureza duvidosa, ou acabaremos como o Sapo da Lenda que foi enganado e traído, por aquele em quem confiou. Por outro lado as pessoas que têm a "Natureza" deste Escorpião, muitas vezes acabam  a provar do próprio veneno.

Agora (defendendo a "minha dama"), as pessoas do signo escorpião nada têm a ver com o escorpião bicho.....tal como escrevi no meu 1º post os escorpiões(signo), são amigos dos seus amigos e acima de tudo fieis...apenas "picam" no caso de serem traídos ou maltratados... nestes casos podem ser verdadeiramente terríveis...

Até sempre,

Carlos Santos

4 comentários:

  1. eu conheci esssa lenda hoje na escola
    e fui procurar uma história dela soque mais completa e achei 2 uma aki e outra em otro site
    mas muito legal ai e u fui procurando lendas de escopião achei varia legais

    ResponderEliminar
  2. exatamente assim sou escorpiana e assim q sou.

    ResponderEliminar
  3. Em verdade, podemos interpretar a fábula de outra perspectiva.
    Ainda que existam pessoas similares a escorpiões, há aquelas como o sapo da fábula, que acreditam no próximo e lhe oportuniza chance.
    A ingratidão, contudo, existe, mas o que seria do ser humano se não fosse a generosidade do sapo?
    Rodrigo Alves da Silva - rasguedes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. O homem, por si mesmo, não pode mudar a sua natureza que se tornou má por haver sido corrompida pelo pecado. ("vós que sois maus...Mateus 7:11). O homem, como o escorpião, luta contra a sua natureza, mas às vezes não consegue, mesmo que ele sucumba junto com o "sapo".
    Somente Deus pode conceder ao homem uma transformação para que ele supere a sua natureza (má) e, assim, refleta a luz de Cristo, por meio de boas ações, de amor, de mansidão etc.
    Abner (abb.vieira@gmail.com)

    ResponderEliminar