Assédio Moral

....... no Trabalho


Mudando um pouco o rumo do que tem sido escrito nos últimos post's, e voltando ao tema emprego, resolvi escrever novamente acerca das relações laborais, desta vez sobre esta nova "moda"  que  infelizmente cada vez mais empresas estão a adoptar contra os seus funcionários e que se chama "ASSÉDIO  MORAL".
Na definição da wikipédia encontramos Assédio Moral como : ".....a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. 
São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e anti-éticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. 
Por ser algo privado, a vítima precisa efectuar esforços redobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (actas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar  sobre o assédio moral cometido. "


Ora está aqui uma definição geral e abrangente, mas que não define claramente o que é ou não assédio moral. Assim, vou procurar deixar aqui a minha visão acerca deste "monstruoso" problema nas relações laborais.
As taxas de desemprego elevadas, as dificuldades económico-financeiras em que as empresas se encontram, levaram a um aumento substancial de oferta de mão-de-obra ás empresas. A obsessão cega pela contenção de custos que passa quase sempre pela dispensa de trabalhadores, levou a uma disseminação desta referida "moda".
A contratação de gestores sem escrúpulos por parte das empresas, utilizando por vezes esquemas bem elaborados, que propiciam o desequilíbrio emocional do trabalhador, visando no final o despedimento do funcionário, ou por cedência ou cansaço das pressões (por iniciativa própria), ou outra vezes porque cai nas "armadilhas" montadas por esses senhores que depois os despedem com "justa causa".
A finalidade ?! é evidentemente.... a de evitar o pagamento dos direitos e verem-se assim livres da mão-de-obra indesejada.
As estratégias utilizadas?! cada vez mais subtis.... por vezes o retirar de responsabilidades/competências, a perda de estatuto, ou até pura e simplesmente ignorar e desprezar a presença do trabalhador na organização.
Quem se sente bem assim?? Julgo que ninguém!?
Serão razões suficientes ? Eu acho que sim!!
Aqui fica a minha visão acerca de formas de "assédio moral no trabalho", lançando desde já o repto, aos caríssimos cybernautas a participarem através de comentários .


Até sempre,

Carlos Santos



Visitar : http://www.assediomoral.org/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda do Sapo e do Escorpião

Escorpião com ascendente Sagitário

Movimento woke e cultura de cancelamento